Mais que um Amigo!!!

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

!!!!!Tatuagem: Pecado ou Preconceito?!!!!!

               
Antes de qualquer coisa quero deixar claro que não tenho tatuagens e nem tenho pretensão de fazer uma. Estou escrevendo esse artigo porque esse assunto apesar de ser uma polêmica antiga no meio cristão, ainda causa muitas dúvidas principalmente entre jovens e adolescentes, tanto das igrejas tradicionais como renovadas, reformadas e etc.
             Primeiramente temos que ter consciência de que estamos tratando de um assunto de pouca importância diante dos enorme problemas que a igreja, principalmente no Brasil, tem passado nas últimas décadas. Temos convivido com um evangelho completamente frio atrelado a uma praga chamada "Teologia da Prosperidade", que tem alcançado milhões de pessoas que perdem o foco em Cristo na esperança de uma vida bem sucedida, de cura a qualquer preço, na busca de um deus que vive a base de trocas. Você acha que Deus está realmente preocupado com um desenho em sua pele?
                    Sei que neste momento você deve estar pegando sua bíblia para abrir em Levíticos 19:28, pois nesse versículo está a base daqueles que perdem tempo com essa discussão. Vamos analisar o versículo:
“Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor”.  
Vocês se lembram daquele velho ditado sobre o texto fora do contexto? É justamente isso que acontece com esse versículo. Fiz uma pequisa e descobri que naquela época o povo caldeu tinha o costume de cortar a própria carne com lâminas afiadas em ritual a outros deuses, parecido com as atuais religiões de origem africanas. Em outras palavras se estava praticando a idolatria, coisa que Deus abomina. Analisando o contexto vemos que o livro de Levítico é um livro repleto de instruções com base na lei, não que ela, a lei, não seja importante, desde que Jesus seja a chave hermenêutica de toda a escritura sagrada. Se assim não fosse, teríamos de cumprir o que diz o versículo anterior que nos instrui a não cortar o cabelo arredondadamente nem danificar a ponta da barba(Lv 19.27) e creio que seu pastor goste de uma barba bem feita.Portanto devemo observar que eram leis especificamente para os israelitas a não participarem dessas prática idólatras de ordem até cultural devido a época que ocorrem e nada tem a ver com tatuagens. 
Mas aonde entra o versículo que fala que nosso corpo é templo do Espírito Santo? Nosso corpo é templo do Espírito Santo somente quando se prega contra tatuagens? Vivemos em um país com uma das piores práticas alimentares do mundo, índice de obesidade altíssimo, elevada ingestão de açúcar, gordura, que estão em muitos alimentos irresistíveis, até naquela pizza do fim de semana substituindo a refeição. Acho que não preciso dar mais exemplos, vamos logo para o contexto do versículo. 

1 Coríntios 6.19.  “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?” 

                   Galera, se estudarmos um pouquinho mais o capítulo vamos descobrir que o versículo fala de imoralidade sexual que não tem nada a ver com tatuagem. A partir do 15 lemos:  “Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma! Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: “Os dois serão uma só carne”. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo”; e logo depois vem: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?”.
                 Não podemos arbitrariamente associar pessoas tatuadas àqueles que não tem nenhum compromisso com o próprio corpo, com a saúde, pois ser tatuado não significa ser um viciado, um alcoólatra  um espancador de mulheres ou uma prostituta. Hoje temos grande homens pregando um evangelho puro e simples sem se preocupar se sua credibilidade está sendo posta à prova por causa de um desenho na pele. Posso até aceitar que seu pastor não concorde e aconselha suas ovelhas a não fazerem, mas caracterizar isso como pecado não tem base bíblica. Se sua igreja é contra, por favor, não faça. Use o bom senso, use o amor e não escandalize seu irmão. 
Espero ter ajudado a muitos que ainda tinham dúvidas nessa questão.
Fiquem na Paz!!!