Pular para o conteúdo principal

### O SELO DO ESPÍRITO SANTO ###

Hoje pela manhã, fui levado a raciocinar sobre o " SELO DO ESPÍRITO SANTO", ou batismo no Espírito Santo como geralmente é conhecido. Algumas obras sobre teologia reformada acreditam na no selo como uma obra ligada diretamente a conversão, que significa, algo que está ao alcance de todo aquele que se converte, sem exceção. Calvino faz o seguinte comentário: "Nossas mentes nunca se tornaram tão firmemente estabelecidas na verdade de Deus para resistir a todas as tentações de satanás, até que nós tenhamos sido confirmados, selados, pelo Espírito Santo."
Reconhecidos pregadores puritanos viam a necessidade de o crente buscar a segurança da sua salvação mediante a selagem. Na visão de J.I Packer essa segurança é algo que não pode existir enquanto Deus não achar por bem proporcioná-la.
Podemos encontrar em uma narrativa do Teólogo Antônio Carlos Costa que mostra Martyn Lloyd-Jones apresentando uma série de testemunhos de calvinistas que passaram por experiências que atestam que apontam a selagem como uma benção posterior à conversão.

"Deus encheu tanto a minha alma que mal pude aguentar."
George Whitefield

"Senti um ardor de alma para ser, o que não sei explicar de uma outra forma, esvaziado e aniquilado; jazer no pó e ser cheio unicamente de Cristo; amá-Lo com um santo e puro amor; confiar nEle; viver dEle e por Ele; servi-lO; e ser perfeitamente santificado e feito puro com uma pureza divina e celestial."
Jonathan Edwards

Thomas Goodwin trata a selagem como uma segunda conversão, tamanha a experiência e os efeitos  causados por ela o que leva ao homem diferir o que ele era antes e depois de receber o selo do Espírito, algo que reaviva o entendimento espiritual e nos faz compreender a narrativa de Romanos 8.16 "O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus."
Goodwin diz mais: Há uma luz que vem e conquista a alma de um homem, assegurando-lhe que Deus é dele e que ele é de Deus e que Deus o ama para todo o sempre. Assim ele exorta a todo crente a buscar o selo ou o batismo no espírito no qual é a mesma experiência.

Uma outra afirmação dos puritanos era que o selo do Espírito ou o batismo no Espírito era a plena certeza da salvação e daquilo que nos foi dado na cruz, algo que passa a nos impulsionar a viver o amor de Cristo de uma forma mais completa, é o próprio Espírito santificando e confirmando Romanos 8.17, que somo filhos, herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo e se com ele sofremos, com ele seremos glorificados.

Paulo Sérgio 14/11/2011

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você tem fé? Em nosso texto base Jesus falava sobre os escândalos e os discípulos lhe pediram que aumentasse a fé deles. Eles reconheceram que tinham uma fé pequena e que podiam tropeçar. A fé é que nos mantém firmes na presença de Deus. A fé tem tamanho? Jesus disse que sim. Ele tinha a arte de diagnosticar a raiz do problema, de ir à sua verdadeira origem. E aqui ele vai à origem (semente / fé). Nós viemos de uma semente. Então o que seria uma fé grande? Jesus disse que uma fé grande é como um  grão de mostarda . Porque será que Jesus comparou a fé a um grão de mostarda? O que determina o tamanho da fé é o que ela é capaz de fazer. A semente produz a árvore. e a fé remove a árvore do lugar. (v.6) O que há de especial na fé e no grão de mostarda? 1.    Vida:   João 12.24     Quando olhamos para uma semente não vemos vida nenhuma, mas sabemos que há vida naquele grão. Sua fé é como uma semente que mesmo quando é jogado no chão e você sente que morreu, ...

Série Mulheres da Bíblia - Joana de Cuza

Joana teve o privilégio de servir ao Senhor e ser curada por Ele. Era uma mulher rica, casada com Cuza, procurador de Herodes, e que gerenciava todos os seus bens. Sendo rica, conheceu ao Senhor Jesus, Rei dos reis e assim pode perceber que todas as pessoas de sua classe social, no fundo, eram pobres diante do tesouro que ela conhecera. Ela testemunhou a morte de João Batista e mesmo preocupada com a perseguição que sofreria por causa de Jesus, não deixou de servi-lo com seus bens.  Ela amava tanto ajudar Jesus que depois da Sua morte, ela planejou cuidar dEle preparando especiarias e ungüentos juntamente com outras mulheres. Pergunte-se a sí mesmo, assim como Joana, como posso servir ao Senhor com meus dons e com meus bens? Como posso ter um coração grato por todos os beneficios que me tem feito? Lucas 8.1-3

Prosperidade 2

Hoje eu tive o desprazer de ler um artigo publicado por um certo líder evangélico que dizia o seguinte:  " O crente tem que ser revoltado, da mesma forma em que Jó era revoltado. As religiões ensinam a sermos pacientes, mas a nossa igreja prega atitudes através da fé e para isso temos que ser revoltados." O que se deveria esperar de uma de um rupo de pastores que gritavam orando que Deus estava em dívida com o povo, simplesmente porque o povo estava  ofertando por uma causa especial e por isso Deus acabara de adquirir uma dívida com aquelas pessoas. Tudo isso é parte da continuação do nosso assunto sobre a prosperidade e entramos no que se tem pregado  por aí. Prosperidade  (do  latim   prosperitate ) refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado ( Novo Dicionário Eletrônico Aurélio , versão 5.0, e  Dicionário Houaiss da língua portuguesa , 2001.). Então isso quer di...