Mais que um Amigo!!!

sábado, 23 de novembro de 2013

:::::::Sobre o cumprir a Lei:::::::

 

   Uma característica marcante dos fariseus era ser um grupo ultraconservador que se gloriavam de cumprir a risca toda a lei e viviam em aparente religiosidade. Na verdade os fariseus não se preocupavam com o que fazer para agradar a Deus, pois na mente desse povo os pecados que eles não cometiam já eram suficientes. É muito comum hoje em dia nos depararmos com aqueles que dizem, "nunca matei, nunca roubei, não fumo, não bebo, nunca traí minha esposa, prefiro viver assim como estou." Vale ressaltar que cumprir a lei é relativamente fácil, pois uma pessoa com um minimo de caráter não rouba simplesmente porque quer, não trai sua mulher da noite pro dia, não é influenciado facilmente por amigos que se embriagam, mas Jesus nos alerta para darmos um passo a mais. Analisando a passagem de Mateus 5.27 Jesus diz: "Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério." Costumo dizer que um homem ou uma mulher não sai de casa para trabalhar pela manhã dizendo, hoje vou trair meu companheiro. Se houver uma traição é porque algo já não está bem há algum tempo, mas sei que há exceções, e isso torna relativamente fácil o não trair. Mas no versículo 28 Ele também diz: "Eu porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com ela." Jesus fala para os fariseus que a lei existe e deve ser cumprida, mas a lei por si só não era suficiente.

     A lei diz, "Amarás o teu próximo e aborrecerás os teus inimigos." Como é bom amar ao próximo e isso é muito fácil porém Jesus vai mais além e diz: "Eu porém vos digo, amai os vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que voz odeiam e orai pelos vos maltratam e vos perseguem." E vai mais além ainda: " Se amardes os que vos amam, que galardão tereis?"
     Se queremos viver em um mundo melhor, temos que fazer melhor. Se queremos um mundo diferente, temos que fazer diferente. Aquilo que fazemos pode ser suficiente para sermos reconhecidos e aplaudidos pelos homens, assim como faziam os fariseus, mas temos que nos atentar para aquilo que Cristo quer que façamos. Vamos tentar ser diferentes?

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

!!!!!Tatuagem: Pecado ou Preconceito?!!!!!

               
Antes de qualquer coisa quero deixar claro que não tenho tatuagens e nem tenho pretensão de fazer uma. Estou escrevendo esse artigo porque esse assunto apesar de ser uma polêmica antiga no meio cristão, ainda causa muitas dúvidas principalmente entre jovens e adolescentes, tanto das igrejas tradicionais como renovadas, reformadas e etc.
             Primeiramente temos que ter consciência de que estamos tratando de um assunto de pouca importância diante dos enorme problemas que a igreja, principalmente no Brasil, tem passado nas últimas décadas. Temos convivido com um evangelho completamente frio atrelado a uma praga chamada "Teologia da Prosperidade", que tem alcançado milhões de pessoas que perdem o foco em Cristo na esperança de uma vida bem sucedida, de cura a qualquer preço, na busca de um deus que vive a base de trocas. Você acha que Deus está realmente preocupado com um desenho em sua pele?
                    Sei que neste momento você deve estar pegando sua bíblia para abrir em Levíticos 19:28, pois nesse versículo está a base daqueles que perdem tempo com essa discussão. Vamos analisar o versículo:
“Pelos mortos não ferireis a vossa carne; nem fareis marca nenhuma sobre vós. Eu sou o Senhor”.  
Vocês se lembram daquele velho ditado sobre o texto fora do contexto? É justamente isso que acontece com esse versículo. Fiz uma pequisa e descobri que naquela época o povo caldeu tinha o costume de cortar a própria carne com lâminas afiadas em ritual a outros deuses, parecido com as atuais religiões de origem africanas. Em outras palavras se estava praticando a idolatria, coisa que Deus abomina. Analisando o contexto vemos que o livro de Levítico é um livro repleto de instruções com base na lei, não que ela, a lei, não seja importante, desde que Jesus seja a chave hermenêutica de toda a escritura sagrada. Se assim não fosse, teríamos de cumprir o que diz o versículo anterior que nos instrui a não cortar o cabelo arredondadamente nem danificar a ponta da barba(Lv 19.27) e creio que seu pastor goste de uma barba bem feita.Portanto devemo observar que eram leis especificamente para os israelitas a não participarem dessas prática idólatras de ordem até cultural devido a época que ocorrem e nada tem a ver com tatuagens. 
Mas aonde entra o versículo que fala que nosso corpo é templo do Espírito Santo? Nosso corpo é templo do Espírito Santo somente quando se prega contra tatuagens? Vivemos em um país com uma das piores práticas alimentares do mundo, índice de obesidade altíssimo, elevada ingestão de açúcar, gordura, que estão em muitos alimentos irresistíveis, até naquela pizza do fim de semana substituindo a refeição. Acho que não preciso dar mais exemplos, vamos logo para o contexto do versículo. 

1 Coríntios 6.19.  “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?” 

                   Galera, se estudarmos um pouquinho mais o capítulo vamos descobrir que o versículo fala de imoralidade sexual que não tem nada a ver com tatuagem. A partir do 15 lemos:  “Vocês não sabem que os seus corpos são membros de Cristo? Tomarei eu os membros de Cristo e os unirei a uma prostituta? De maneira nenhuma! Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: “Os dois serão uma só carne”. Mas aquele que se une ao Senhor é um espírito com ele. Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo”; e logo depois vem: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?”.
                 Não podemos arbitrariamente associar pessoas tatuadas àqueles que não tem nenhum compromisso com o próprio corpo, com a saúde, pois ser tatuado não significa ser um viciado, um alcoólatra  um espancador de mulheres ou uma prostituta. Hoje temos grande homens pregando um evangelho puro e simples sem se preocupar se sua credibilidade está sendo posta à prova por causa de um desenho na pele. Posso até aceitar que seu pastor não concorde e aconselha suas ovelhas a não fazerem, mas caracterizar isso como pecado não tem base bíblica. Se sua igreja é contra, por favor, não faça. Use o bom senso, use o amor e não escandalize seu irmão. 
Espero ter ajudado a muitos que ainda tinham dúvidas nessa questão.
Fiquem na Paz!!!

sexta-feira, 29 de março de 2013

*****Evangelizar com Simplicidade*****






"Jesus chamou a si os doze e começou a enviá-los de dois a dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, e ordenou-lhes que nada tomassem para o caminho senão um bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro no cinto; mas que calçassem sandálias e que não vestissem duas túnicas."
Marcos 6.7-9

Podemos visualizar nesses 3 versículos que Jesus agia com estratégia na hora de passar a mensagem para o povo. Mas a preocupação nesse momento não era alcançar o maior número possível de pessoas, pois no versículo 11 Jesus fala aos discípulos que nem todas as pessoas os receberiam. Jesus mostra que tinha amor aos perdidos se apegando a detalhes que muitas vezes passam despercebidos quando estamos evangelizando ou quando queremos levar a mensagem em comunidades ou lugares menos favorecidos.
No versículo 8 Ele ordena aos discípulos que nada tomassem para o caminho, que não levasse nada, nem pão, nem dinheiro, que usassem sandálias e que não vestissem duas túnicas, por que?

Imagine você e sua igreja, um grupo de jovens, que resolve fazer um trabalho evangelístico em uma comunidade carente, onde você encontrará pessoas, desacreditadas, com um nível de auto-estima muito baixo, e muitas vezes em um estado de pobreza de partir o coração. Então chega seus jovens evangelistas, com roupas que chamam a atenção, adornados com belas pulseiras, celulares de ultima geração em carros de causar inveja, o que você acha que esses pequenos irmãos irão sentir?
Primeiro: Vão se sentir inferiores e isso pode ser uma barreira para aceitar de coração aberto a sua palavra.
Segundo: Muitos em sua ignorância podem achar que a igreja não é lugar para eles pois como vão caminhar com pessoas de níveis sociais elevados?
Terceiro: Como pregar a simplicidade a esses irmão se nós que estamos levando a palavra não estamos refletindo isso?

Você não deve fazer voto de pobreza para evangelizar, não é isso, mas saiba que você não precisa mostrar sua condição financeira para quem não tem condições financeiras, você deve demonstrar a essas pessoas simples que Deus também age na simplicidade, principalmente. Você deve criar um clima que aproxime aquelas pessoas de você e não os deixe constrangidos com sua maneira de se vestir ou mostrando o quanto dinheiro você tem. Na verdade isso deve ser uma preocupação até dentro da igreja, pois muito me incomodam pessoas que fazem da igreja um desfile de modas, que chegam ao absurdo de concorrer com a esposa do pastor quem vai mais elegante no culto de domingo.
Mas voltando a falar de Jesus, que é o que importa, Ele era extremamente piedoso, amoroso, se preocupava com o próximo e amava os perdidos.
Tenha cuidado para não se colocar superior a ninguém, principalmente quando se vai pregar o evangelho, pois o evangelho é simplicidade e essa simplicidade tem que ser um fator positivo para atrair as pessoas para Cristo.

domingo, 24 de março de 2013

#### Jó, prosperidade em dobro.####

Muitas pregadores que defendem a teologia da prosperidade como o "resumo" do evangelho, costumam usar o livro de Jó para exemplificar a prosperidade na vida dos irmãos e com isso o termo "porção dobrada" se tornou praticamente um jargão no linguajar crentês. A bíblia fala que Deus realmente restituiu em dobro tudo aquilo que já perdeu, mas existem alguns pontos principais que são fundamentais para essa ação de Deus na vida de Jó. Deus poderia restituir ou não aquilo que tirou de Jó, pois Ele é Deus. Então porque em dobro?

Primeiro ponto: O versículo 1 do primeiro capítulo descreve Jó da seguinte forma: "Homem sincero, reto, temente a Deus e se desviava do mal."

Deus se alegrava em Jó, tinha prazer em sua existência e Jó conservara todas essas qualidades sem deixar que a riqueza e os bens o corrompessem.

Segundo ponto: A primeira reação de Jó diante de toda aquela situação foi se lançar em terra e adorar. Deus conhece o coração de seus filhos e sabia que mais na frente Jó teria alguma reação diferente. Jó amaldiçoa o dia de seu nascimento.

Esse realmente é a nossa vontade diante de certas situações, que não tivéssemos nascido, mas da mesma forma em que Deus conhecia Jó, Ele conhece o nosso coração. O diferencial é que Jó expôs para Deus o que ele estava sentindo, foi um desabafo, que demonstra que Jó tinha relacionamento com Deus, o que muita vezes nos falta. Mais na frente no capítulo 9 é que Jó pede algo a Deus: que o alivie a sua miséria e sofrimento. Nos achegamos para pedir, cobrar, tentar consertar, mas as vezes o que Deus está querendo de você é um sincero desabafo, onde você possa descarregar seu peso e assim prosseguir.

Terceiro ponto: Jó confia em Deus e pede que Deus revele a ele os seus pecados. No versículo 15 do Capítulo 13, Jó diz que, Ainda que Ele me mate, Nele esperarei. No versículo 23 ainda em tom de desabafo pergunta: "Quantas culpas e pecados tenho eu? Notifica-me as minhas transgressões e o meu pecado."

Definitivamente Jó era um homem que conhecia a Deus e não tinha medo de ter seus pecados revelados, caso existissem, pois Deus era o único que podia perdoar. O silêncio de Deus em nossas orações se caracteriza pelo tempo de resposta que só cabe a Ele saber ou ao pecado que nos impede de ouvi-lo. Por isso é essencial em nossas orações pedir a Deus que nos revele nossos erros que muitas vezes estão ocultos até de nós mesmos. Isso acontece quando estamos inseridos em um contexto onde tudo é muito normal ou até mesmo quando estamos tão acostumados com aquele pecado que já o praticamos de forma natural, não nos gerando mais constrangimento diante de Deus.

Quarto e último ponto: No capítulo 42, Jó se humilha diante de Deus. Ele responde com humildade a tudo que foi revelado por Deus. Jó reconhece que tudo que Deus permite acontecer, Ele procede com sabedoria e com propósito, pois nada é por acaso, até os sofrimentos dos justos tem um porque.

Queridos irmãos, não existe formula mágica, nem bastão de ouro, nem água ungida muito menos meia usada, que te dê unção dobrada de prosperidade. Podemos resumir esses quatro pontos em uma única frase: "O coração de Jó não estava nas riquezas." Ele creditava a Deus tudo o que tinha, era humano por isso lamentou sua situação, mas em um sinal de arrependimento e devoção prostrou-se diante de Deus, buscou o perdão e recebeu o dobro de tudo, pois provou para Deus que mesmo que recebesse o triplo de tudo seu coração permaneceria o mesmo, fiel.

Que Deus nos Abençoe.


sexta-feira, 22 de março de 2013

Prosperidade 2

Hoje eu tive o desprazer de ler um artigo publicado por um certo líder evangélico que dizia o seguinte:

 " O crente tem que ser revoltado, da mesma forma em que Jó era revoltado. As religiões ensinam a sermos pacientes, mas a nossa igreja prega atitudes através da fé e para isso temos que ser revoltados."

O que se deveria esperar de uma de um rupo de pastores que gritavam orando que Deus estava em dívida com o povo, simplesmente porque o povo estava  ofertando por uma causa especial e por isso Deus acabara de adquirir uma dívida com aquelas pessoas.

Tudo isso é parte da continuação do nosso assunto sobre a prosperidade e entramos no que se tem pregado  por aí.
Prosperidade (do latim prosperitate) refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado (Novo Dicionário Eletrônico Aurélio, versão 5.0, e Dicionário Houaiss da língua portuguesa, 2001.). Então isso quer dizer que eu posso ser rico e não ser próspero, pois nem todo rico é feliz. Nem todos que são ricos são bem sucedidos pois esse termo se refere a quem conquistou sua posição por seus meios, seus esforços, obteve exito em seus empreendimentos.
Tão difícil quanto fazer o homem entender isso, é mostrar que prosperidade passa de longe em ser a base do evangelho verdadeiro. A base do evangelho é Cristo e a pessoa de Cristo remete-nos diretamente ao amor. Vou acabar sendo redundante mas no amor o que menos em consideração é sua condição social. 
Agora pensa comigo, voltando lá pro comentário do nosso amigo Líder evangélico, leia novamente seu comentário e me responda, o que devemos fazer com as Bem Aventuranças, principalmente quando se fala nos pacificadores? Vamos rasgar essa página da bíblia e vamos todos nos revoltar contra Deus pois assim ele responde? 
Analise sua vida e responda: Você se acha próspero? Se sim, porque? Se não, que falta para ser? O que você tem feito para ser?
Vamos responder juntos essas perguntas na terceira parte do nosso assunto: Prosperidade.

Deus nos abençoe.

quinta-feira, 21 de março de 2013

Prosperidade 1

Tenho orado para que Deus revele em sua plenitude o principio da prosperidade. Estamos em uma época tão complicada quando se fala em valores que se percebe claramente que ser prospero, rico, é mais importante do que ser feliz.
A bíblia fala da riqueza de Salomão como também, fala que por amor a Cristo, Paulo viveu de ofertas voluntárias por onde pregava. 
Deus nao se importa se você vai morrer rico ou pobre, mas ele quer que enquanto você viva, você reconheça o porque que você foi criado.
Nós não fomos criados para passar em concursos, nem para sermos grandes empresários e nem para sermos o que temos sido até hoje. Somos o que somos. temos o que temos simplesmente pela graça.
Talvez quando começarmos a entender esses princípios, Deus comece a revelar os seus valores e  seus planos que nem sempre são os nossos. 
O assunto prosperidade é muito amplo por isso vamos voltar a falar nesse assunto no restinho da semana.
Que Deus nos abençoe.