"Jesus chamou a si os doze e começou a enviá-los de dois a dois, e deu-lhes poder sobre os espíritos imundos, e ordenou-lhes que nada tomassem para o caminho senão um bordão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro no cinto; mas que calçassem sandálias e que não vestissem duas túnicas."
Marcos 6.7-9
Podemos visualizar nesses 3 versículos que Jesus agia com estratégia na hora de passar a mensagem para o povo. Mas a preocupação nesse momento não era alcançar o maior número possível de pessoas, pois no versículo 11 Jesus fala aos discípulos que nem todas as pessoas os receberiam. Jesus mostra que tinha amor aos perdidos se apegando a detalhes que muitas vezes passam despercebidos quando estamos evangelizando ou quando queremos levar a mensagem em comunidades ou lugares menos favorecidos.
No versículo 8 Ele ordena aos discípulos que nada tomassem para o caminho, que não levasse nada, nem pão, nem dinheiro, que usassem sandálias e que não vestissem duas túnicas, por que?
Imagine você e sua igreja, um grupo de jovens, que resolve fazer um trabalho evangelístico em uma comunidade carente, onde você encontrará pessoas, desacreditadas, com um nível de auto-estima muito baixo, e muitas vezes em um estado de pobreza de partir o coração. Então chega seus jovens evangelistas, com roupas que chamam a atenção, adornados com belas pulseiras, celulares de ultima geração em carros de causar inveja, o que você acha que esses pequenos irmãos irão sentir?
Primeiro: Vão se sentir inferiores e isso pode ser uma barreira para aceitar de coração aberto a sua palavra.
Segundo: Muitos em sua ignorância podem achar que a igreja não é lugar para eles pois como vão caminhar com pessoas de níveis sociais elevados?
Terceiro: Como pregar a simplicidade a esses irmão se nós que estamos levando a palavra não estamos refletindo isso?
Você não deve fazer voto de pobreza para evangelizar, não é isso, mas saiba que você não precisa mostrar sua condição financeira para quem não tem condições financeiras, você deve demonstrar a essas pessoas simples que Deus também age na simplicidade, principalmente. Você deve criar um clima que aproxime aquelas pessoas de você e não os deixe constrangidos com sua maneira de se vestir ou mostrando o quanto dinheiro você tem. Na verdade isso deve ser uma preocupação até dentro da igreja, pois muito me incomodam pessoas que fazem da igreja um desfile de modas, que chegam ao absurdo de concorrer com a esposa do pastor quem vai mais elegante no culto de domingo.
Mas voltando a falar de Jesus, que é o que importa, Ele era extremamente piedoso, amoroso, se preocupava com o próximo e amava os perdidos.
Tenha cuidado para não se colocar superior a ninguém, principalmente quando se vai pregar o evangelho, pois o evangelho é simplicidade e essa simplicidade tem que ser um fator positivo para atrair as pessoas para Cristo.
Comentários
Postar um comentário