Mais que um Amigo!!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Princípios de Liderança - Parte II

     

       Uma liderança sólida é aquela que fiscaliza mas não se preocupa com aquilo que seus liderados estão fazendo, justamente porque o fato de delegar funções e repartir os afazeres tornou-se um hábito que trás muitos benefícios. Isso faz com que você aproxime as pessoas de você, derrubando aquele abismo que se instala entre quem lidera e quem é liderado. Analisando uma juventude de uma igreja por exemplo se faz necessário que os jovens se aproximem de você e se sintam úteis nas organizações dos eventos e seguros de que suas opiniões serão ouvidas e analisadas. Isso também te facilitará na identificação de novas lideranças, pois uma das principais funções de um líder é identificar e capacitar novos líderes, sendo esse um grande legado para sua igreja. Vamos falar sobre isso em mais alguns dias.O que deve estar bem claro para você que se interessa por esse assunto é que uma liderança voltada para o "eu" não está focada no seu próximo e consequentemente não trás mudança de vida. Logo devemos deixar de lado nossos interesses pessoais para que se busque coletivamente a vontade de Deus em cada passo que for dado. Agindo assim, praticando o bom senso, você perceberá que nem sempre a sua opinião é a melhor para aquela ocasião, e partindo do princípio de que os interesses do Reino deve estar acima de caprichos pessoais, absorver a opinião de terceiro as vezes pode ser um bom negócio.
      O fundamento da liderança para o serviço é constituído de alguns pilares que sustentam o caráter do líder, como: espírito simples, sensibilidade, humildade, justiça, misericórdia, pureza, paz e disposição de pagar o preço de servir. Estas bases conduzem o líder ao resultado.
Estratégia
      Reparem que na base de tudo está o serviço. Com isso batemos na tecla de que aquele que não está apto a servir não está apto a liderar. Esse é um princípio mais do que básico que deve ser considerado com muito carinho por aqueles que tem a missão de constituir novas lideranças. O espírito de servo faz com que você aceite a MISSÃO. Missão aceita temos que desenvolver e compartilhar a VISÃO e todos com a MESMA visão fica mais facil se chegar ao RESULTADO.
      Deu pra perceber que liderança e serviço é um assunto muito extenso. Pretendo dividir em pequenas partes para não ficar uma leitura cansativa e ser mais fácil a assimilação. Na terceira parte vamos ver mais exemplos de Jesus exercendo sua liderança .
Beijo no coração de todos!!!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Princípios de Liderança.

    
  Olhando para Jesus, podemos enxergar que ao contrário do que muios praticam, a liderança está totalmente ligada ao serviço.  No Evangelho de Mateus, capitulo 10, o mestre ensina aos seus discipulos que basta que ele seja como seu mestre e o servo como seu Senhor. Portanto para iniciarmos esse assunto deve-se estar claro que Jesus é o nosso modelo de liderança e com Ele aprendemos a servir.

      Jesus continua com os discipulos falando acerca de serviço em Marcos 9.35 dizendo: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e servo de todos. 

      Partindo do princípio de que o líder tem que ser servo, temos que ter o cuidado de observar que liderar não é ser um faz-tudo, ou seja um dos princípios básicos da liderança é delegar funções, respeitando a capacidade e as limitações de quem executará tal tarefa. Centralizar tudo em sí, além de causar sobrecarga, pode resultar em um trabalho ineficiente devido a quantidade de coisas a se fazer, muitas vezes ao mesmo tempo. Nem todas as pessoas vão ter essa visão de que você está sobrecarregado com isso as críticas ao trabalho deficiente serão inevitáveis. Contudo divida as suas responsabilidades, isso fará com que seus liderados amadureçam e ao mesmo tempo saibam que liderar dá sim muito trabalho.

      Exodo 18 a partir do versiculo 13 até o 27, podemos ver claramente essa situação. Jetro, sogro de Moisés, ao perceber Moisés de assentado e todo o povo de pé diante dele pergunta: Que é isto que fazes ao povo? Porque todos estão de pé diante de ti desde a manhã até o por do Sol? Moisés responde que o povo vai até ele para consultar a Deus, e quando há algum litígio para que ele julgue segundo os preceitos de Deus e suas leis. Porém Jetro lhe diz: 
Não é bom o que fazes. Sem dúvida desfalecerás tanto tu quanto este povo, pois isto é pesado demais para tí . Tu só não o podes fazer. 
      No versículo 21 Jetro continua:
Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, põe-nos sobre eles chefes de mil, chefes de 100, chefes de 50 e chefes de 10, para que julguem esse povo todo o tempo. Toda causa grave trarão a tí, mas toda causa pequena eles mesmo julgarão, será assim mais fácil para ti e eles levarão a carga contigo.

Vamos prosseguir com esse tópico no próximo post, descrevendo alguns benefícios que o ato de delegar funções e repartir as responsabilidades trás para o lider.

Paz para todos.