Uma liderança sólida é aquela que fiscaliza mas não se preocupa com aquilo que seus liderados estão fazendo, justamente porque o fato de delegar funções e repartir os afazeres tornou-se um hábito que trás muitos benefícios. Isso faz com que você aproxime as pessoas de você, derrubando aquele abismo que se instala entre quem lidera e quem é liderado. Analisando uma juventude de uma igreja por exemplo se faz necessário que os jovens se aproximem de você e se sintam úteis nas organizações dos eventos e seguros de que suas opiniões serão ouvidas e analisadas. Isso também te facilitará na identificação de novas lideranças, pois uma das principais funções de um líder é identificar e capacitar novos líderes, sendo esse um grande legado para sua igreja. Vamos falar sobre isso em mais alguns dias.O que deve estar bem claro para você que se interessa por esse assunto é que uma liderança voltada para o "eu" não está focada no seu próximo e consequentemente não trás mudança de vida. Logo devemos deixar de lado nossos interesses pessoais para que se busque coletivamente a vontade de Deus em cada passo que for dado. Agindo assim, praticando o bom senso, você perceberá que nem sempre a sua opinião é a melhor para aquela ocasião, e partindo do princípio de que os interesses do Reino deve estar acima de caprichos pessoais, absorver a opinião de terceiro as vezes pode ser um bom negócio.
O fundamento da liderança para o serviço é constituído de alguns pilares que sustentam o caráter do líder, como: espírito simples, sensibilidade, humildade, justiça, misericórdia, pureza, paz e disposição de pagar o preço de servir. Estas bases conduzem o líder ao resultado.
Reparem que na base de tudo está o serviço. Com isso batemos na tecla de que aquele que não está apto a servir não está apto a liderar. Esse é um princípio mais do que básico que deve ser considerado com muito carinho por aqueles que tem a missão de constituir novas lideranças. O espírito de servo faz com que você aceite a MISSÃO. Missão aceita temos que desenvolver e compartilhar a VISÃO e todos com a MESMA visão fica mais facil se chegar ao RESULTADO.
Deu pra perceber que liderança e serviço é um assunto muito extenso. Pretendo dividir em pequenas partes para não ficar uma leitura cansativa e ser mais fácil a assimilação. Na terceira parte vamos ver mais exemplos de Jesus exercendo sua liderança .
Beijo no coração de todos!!!
Comentários
Postar um comentário