Pular para o conteúdo principal

Princípios de Liderança.

    
  Olhando para Jesus, podemos enxergar que ao contrário do que muios praticam, a liderança está totalmente ligada ao serviço.  No Evangelho de Mateus, capitulo 10, o mestre ensina aos seus discipulos que basta que ele seja como seu mestre e o servo como seu Senhor. Portanto para iniciarmos esse assunto deve-se estar claro que Jesus é o nosso modelo de liderança e com Ele aprendemos a servir.

      Jesus continua com os discipulos falando acerca de serviço em Marcos 9.35 dizendo: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e servo de todos. 

      Partindo do princípio de que o líder tem que ser servo, temos que ter o cuidado de observar que liderar não é ser um faz-tudo, ou seja um dos princípios básicos da liderança é delegar funções, respeitando a capacidade e as limitações de quem executará tal tarefa. Centralizar tudo em sí, além de causar sobrecarga, pode resultar em um trabalho ineficiente devido a quantidade de coisas a se fazer, muitas vezes ao mesmo tempo. Nem todas as pessoas vão ter essa visão de que você está sobrecarregado com isso as críticas ao trabalho deficiente serão inevitáveis. Contudo divida as suas responsabilidades, isso fará com que seus liderados amadureçam e ao mesmo tempo saibam que liderar dá sim muito trabalho.

      Exodo 18 a partir do versiculo 13 até o 27, podemos ver claramente essa situação. Jetro, sogro de Moisés, ao perceber Moisés de assentado e todo o povo de pé diante dele pergunta: Que é isto que fazes ao povo? Porque todos estão de pé diante de ti desde a manhã até o por do Sol? Moisés responde que o povo vai até ele para consultar a Deus, e quando há algum litígio para que ele julgue segundo os preceitos de Deus e suas leis. Porém Jetro lhe diz: 
Não é bom o que fazes. Sem dúvida desfalecerás tanto tu quanto este povo, pois isto é pesado demais para tí . Tu só não o podes fazer. 
      No versículo 21 Jetro continua:
Procura dentre o povo homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, põe-nos sobre eles chefes de mil, chefes de 100, chefes de 50 e chefes de 10, para que julguem esse povo todo o tempo. Toda causa grave trarão a tí, mas toda causa pequena eles mesmo julgarão, será assim mais fácil para ti e eles levarão a carga contigo.

Vamos prosseguir com esse tópico no próximo post, descrevendo alguns benefícios que o ato de delegar funções e repartir as responsabilidades trás para o lider.

Paz para todos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você tem fé? Em nosso texto base Jesus falava sobre os escândalos e os discípulos lhe pediram que aumentasse a fé deles. Eles reconheceram que tinham uma fé pequena e que podiam tropeçar. A fé é que nos mantém firmes na presença de Deus. A fé tem tamanho? Jesus disse que sim. Ele tinha a arte de diagnosticar a raiz do problema, de ir à sua verdadeira origem. E aqui ele vai à origem (semente / fé). Nós viemos de uma semente. Então o que seria uma fé grande? Jesus disse que uma fé grande é como um  grão de mostarda . Porque será que Jesus comparou a fé a um grão de mostarda? O que determina o tamanho da fé é o que ela é capaz de fazer. A semente produz a árvore. e a fé remove a árvore do lugar. (v.6) O que há de especial na fé e no grão de mostarda? 1.    Vida:   João 12.24     Quando olhamos para uma semente não vemos vida nenhuma, mas sabemos que há vida naquele grão. Sua fé é como uma semente que mesmo quando é jogado no chão e você sente que morreu, ...

Série Mulheres da Bíblia - Joana de Cuza

Joana teve o privilégio de servir ao Senhor e ser curada por Ele. Era uma mulher rica, casada com Cuza, procurador de Herodes, e que gerenciava todos os seus bens. Sendo rica, conheceu ao Senhor Jesus, Rei dos reis e assim pode perceber que todas as pessoas de sua classe social, no fundo, eram pobres diante do tesouro que ela conhecera. Ela testemunhou a morte de João Batista e mesmo preocupada com a perseguição que sofreria por causa de Jesus, não deixou de servi-lo com seus bens.  Ela amava tanto ajudar Jesus que depois da Sua morte, ela planejou cuidar dEle preparando especiarias e ungüentos juntamente com outras mulheres. Pergunte-se a sí mesmo, assim como Joana, como posso servir ao Senhor com meus dons e com meus bens? Como posso ter um coração grato por todos os beneficios que me tem feito? Lucas 8.1-3

Prosperidade 2

Hoje eu tive o desprazer de ler um artigo publicado por um certo líder evangélico que dizia o seguinte:  " O crente tem que ser revoltado, da mesma forma em que Jó era revoltado. As religiões ensinam a sermos pacientes, mas a nossa igreja prega atitudes através da fé e para isso temos que ser revoltados." O que se deveria esperar de uma de um rupo de pastores que gritavam orando que Deus estava em dívida com o povo, simplesmente porque o povo estava  ofertando por uma causa especial e por isso Deus acabara de adquirir uma dívida com aquelas pessoas. Tudo isso é parte da continuação do nosso assunto sobre a prosperidade e entramos no que se tem pregado  por aí. Prosperidade  (do  latim   prosperitate ) refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado ( Novo Dicionário Eletrônico Aurélio , versão 5.0, e  Dicionário Houaiss da língua portuguesa , 2001.). Então isso quer di...