Além do profeta Elias temos vários exemplos de que a oração é o elo de ligação para recebermos as bençãos de Deus, o seu poder e o cumprimento das suas promessas.
Atos 1 relata que os seguidores de jesus após sua ascensão permaneceram em constante oração no cenáculo (local onde ocorreu a última ceia), até o Espírito Santo ser derramado com poder, e essa era uma promessa de Deus.
Pedro e João após serem libertos da prisão, oraram para que o Espírito Santo os concedessem ousadia e autoridade e a bíblia relata em atos 4:31 que: “ tendo eles orado moveu-se o lugar em que estavam reunidos e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus.”
Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus perto da meia noite e de repente sobreveio um grande terremoto onde se abriram todas as portas e todos foram soltos.
Paulo frequentemente pedia orações em seu favor, pois sabia que a sua obra não prosperaria se não fosse sustentada por orações.
Deus no seu plano de salvação da humanidade, o que o seu povo sejam cooperadores no processo de redenção, pois a oração faz com que coisas que não aconteceriam, aconteça. A oração faz as coisas acontecerem.
John Piper, pregador Norte Americano e um excelente pastor batista, diz em uma de suas exposições que é simplesmente incrível que Deus, o soberano regente do universo ordenaria que a oração fizesse as coisas acontecerem. Existem coisas em nossa vida que depende única e exclusivamente que você saia da sua zona de conforto se coloque diante daquele que tem o controle, o domínio e o poder sobre todas as coisas e comece a orar e pedir. Tiago4.2 parte B diz que nada tens porque não pedis, se não pedir não vai acontecer, ainda que demore ou que pareça que não vai acontecer saiba que somente Ele pode fazer acontecer. Piper continua descrevendo a oração como um privilégio pois temos o poder, que vem do alto, para mudar as coisas que acontecem ao nosso redor, muitas vezes coisas simples, problemas do dia a dia em que achamos que Deus pode estar ocupado demais para me atender, Ele pode todas as coisa, das pequenas coisas as maiores.
A vida moderna conspira contra um período de oração regular e satisfatório. Se procurarmos uma literatura devocional clássica, vamos ver que parte delas foram escritas por pessoas que viveram em comunidades organizadas para aquele objetivo, como mosteiros, seminários, etc... dificilmente encontraremos escritos sobre oração devocional de uma mãe de 3 filhos ou de um executivo que trabalha 12 horas por dia. Somamos a isso a diversidade tecnológica, ipads, ipods, smartphones que facilmente nos atraem para um outro mundo que não seja o da oração, pois tudo acaba sendo mais atraente do que passarmos alguns minutos conversando com Deus. Você pode acreditar que o tempo de oração será o ponto mais alto do seu dia e te conduzirá a respostas muitas vezes milagrosas , porém travamos uma batalha contra o cansaço, o tédio e até a sensação de que não vamos ser atendidos.
Diante disso um passo importante que tenho que dar na minha busca por uma vida de oração eficaz é ter disciplina. Porque se eu posso administrar o meu tempo para fazer 3 ou 4 coisas ao mesmo tempo e essa é a nossa realidade, se eu colocar uma dose de disciplina e organização no meu dia, eu consigo orar. Estabeleça um pequeno período durante o seu dia. Se estiver no trabalho, ore no banheiro, feche sua sala por alguns minutos ou faça que nem eu na minha casa (Vocês estão proibidos de entrar no quarto)... mas não deixe de orar.
Aqui apresento 5 requisitos para uma oração eficaz.
1 – NOSSAS ORAÇÕES NÃO SERÃO ATENDIDAS SE NÃO TIVERMOS FÉ
Marcos 11.24 – Tudo o que pedirdes, orando, crede que o recebereis.
Marcos 9.23 – Tudo é possível ao que crê
Tiago 1.6 – Peça porém com fé, não duvidando
Tenha fé naquele que o criou, naquele que tudo pode, naquele que é poderoso, que rege o universo, naquele que é pai e ama seus filhos, pois ele é quem tem cuidado de nós. Ele é quem cuida de você e sua fé tem que estar nEle somente. Se quer transformar alguma coisa na sua vida comece a praticar a sua fé e as coisas começarão a acontecer. Eu não poderia falar de fé sem citar o passo de fé da nossa igreja, através do pastor que tomou uma decisão classificada por ele mesmo como louca, mas cremos que empurrado e sustentado pelas nossas orações, cooperando que isso acontecesse. Por fé, estamos aqui.
2 – A ORAÇÃO DEVE SER FEITA EM NOME DE JESUS
Joao 14.13 – E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei para que o pai seja glorificado no filho. Se pedirdes algo em meu nome eu o farei.
Tudo tem que partir do nome de Jesus para que toda a glória seja creditada a Ele, porque tudo a Ele pertence. Enquanto criança, ao vermos os brinquedos na TV nos limitamos somente em pedir, pedir e pedir sem se importar como vamos ganhar. Enquanto adultos ficamos obcecados em ter isso ou aquilo e chegamos a criar situações que justifiquem um esforço, um desequilíbrio nas finanças simplesmente porque queremos. Aí o marido vê aquele carro e Pah!!! É esse. Parcela em 72 vezes fica todo enrolado e ainda cola no parabrisa traseiro, FOI DEUS QUE ME DEU. Onde está a glória de Deus nisso meu irmão. Agora quando temos consciência de que Deus é quem controla nossa vida, nossas finanças, entregamos nossos desejos nas mãos dele e oramos por aquilo em nome de Jesus,
ELE cria a situação certa, na hora certa e aí sim todos verão o agir de Deus porque muitas vezes vem em um momento que ninguém espera, onde para todos seria impossível de você conseguir.
3 – A ORAÇÃO TEM QUE SER FEITA SEGUNDO A VONTADE DE DEUS
A oração do pai nosso, nos confirma isso: seja feita a sua vontade
A oração de Jesus no Getsemani: Meu pai, se esse cálice não pode passar de mim sem eu o beber, que seja feita a sua vontade.
Quanto mais oramos, mais conhecemos a vontade de Deus que se revela também através da sua palavra. Elias tinha certeza de que o Deus de Israel atenderia a sua oração primeiro através do fogo e depois através da chuva porque recebera previamente a palavra profética do Senhor. Isso é crer nas promessas do Senhor, caso contrário olha o tamanho da vergonha de Elias diante de Acabe e doa 450 profetas de baal? Se você crê meu irmão tome posse, Ele não te envergonhará, ore, dê um passo de fé, se tiver de esperar se mantenha em disciplina e perseverança, se Ele te prometeu já é seu....Ele vai cumprir.
4 – PARA UMA ORAÇÃO EFICAZ, DEVEMOS SER PERSEVERANTES.
Depois de Elias receber a palavra profética de que ia chover, ele continuou em oração até a chuva cair – 1Reis 18.41-45
Em uma ocasião anterior a história que nós narramos, no capítulo 17, Elias orou com fervor e insistência para Deus devolver a vida ao filho morto da viúva de Sarepta que hoje pertence a Líbia, até que sua oração fosse atendida – 1Reis 17.20-24
DEVEMOS ESTABELECER UM RELACIONAMENTO DIÁRIO COM DEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO. COM ISSO SEREMOS REVESTIDOS DE AUTORIDADE E PODER, PARA FAZERMOS COM QUE COISAS QUE NÃO IAM ACONTECER, ACONTEÇAM, PARA QUE NOS SEJA REVELADO OS DESEJOS DE DEUS PARA NOSSA VIDA O QUE MUITAS VEZES É O MOTIVO DE MUITAS CRISES NA VIDA DO CRENTE.
QUE DEUS NOS ABENÇOE.
Comentários
Postar um comentário