Mais que um Amigo!!!

domingo, 13 de junho de 2010

Confissões - Mark Driscoll

Esta é a história do nascimento e desenvolvimento da inovadora Mars Hill de Seattle, uma das igrejas que mais cresce na América, em um dos campos missionários mais difíceis do país. Também é a história do amadurecimento de um pastor, dos erros que cometeu ao longo do caminho e da obra e graça de Deus em sua vida apesar destes erros.
A igreja emergente missional de Mark Driscoll atravessou um caminho de pedras desde seu início, até ser uma igreja frequentada por milhares de jovens semanalmente. Com um humor contagiante, humildade e candura, Driscoll relata os erros, frustrações e a pura loucura de tentar construir uma igreja fiel ao Evangelho de Cristo dentro de uma cultura altamente pós-cristã e ao faze-lo, não teme alfinetar algumas vacas sagradas das igrejas tradicionais, contemporâneas e emergentes.
Cada capítulo discute, além das duras lições aprendidas, princípios e práticas que funcionaram e que podem ser aplicados ao ministério qualquer que seja o tamanho de sua igreja. Para isso, o livro traz também questões para discussão e um apêndice com outros recursos.

How Great is Our God - Chris Tomlin

Lindíssima canção...vou postar aqui sua tradução, mas vale a pena já ir pesquisando e ver a riqueza dessa letra. Hoje assisti pregação de um irmão da Inglaterra que esteve em nosso culto e comentava com minha esposa sobre a facilidade que americanos e ingleses tem de transmitir a mensagem do evangelho de uma forma simples e objetiva....não é a toa que são campeões no envio de missionários a todo o mundo.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

O que é Igreja Emergente.

Não é nossa intenção estabelecer de forma definitiva um significado para o termo “igreja emergente”, porém, é nossa intenção sim, fornecer as bases para que você mesmo construa sua própria resposta à esta pergunta. Sendo assim, a idéia é que tenhamos uma conversa sobre o que é igreja emergente.

Como base para qualquer raciocínio, trata-se de um movimento cristão onde as pessoas buscam viver sua fé em um contexto social pós-moderno. Esta “conversa” busca dar ênfase ao seu desenvolvimento e sua natureza decentralizada, sua vasta gama de pontos-de-vista, e seu compromisso com o diálogo. A maioria das pessoas envolvidas nesta conversa emergente têm em comum um certo nível de descontentamento com a igreja moderna, e o apoio a uma desconstrução da comunidade cristã moderna.
Pensando assim, a idéia de emergente, diferente do que possa parecer, não diz respeito a “emergência” de urgência que a palavra traz, nem tampouco de algo que necessariamente “brota” de algo ou algum lugar, mas está mais relacionado a uma teoria de evolução emergente, onde alguns aspectos são observáveis em uma visão de alto-nível de um sistema complexo, mas meramente deduzíveis da descrição de seus componentes.
Na década de 70, foi introduzido nos meios acadêmicos o termo “estratégia emergente”. Uma estratégia emergente é, essencialmente, uma “estratégia não planejada”, no sentido de uma linha de ação que só é percebida como estratégica pela organização à medida que ela vai se desenrolando ou até mesmo depois que já aconteceu. Como numa comunidade de formigas, onde ninguém as ensinou o seu papel na comunidade, mas todas sabem exatamente o que fazer e o fazem com vistas no bem da comunidade.
Uma das melhores definições para Igreja Emergente é:

“A igreja emergente é um termo semelhante ao termo reforma. Não há unidade teológica, como não havia entre os diferentes movimentos reformadores protestantes…É verdade que existe um tema principal para o movimento emergente…E esse tema é: A igreja como agente missiológico na terra, livre de instituição e hierarquias, simples, um organismo vivo cuja cabeça é Jesus, e onde a vida cristã é uma vida de comunidade e de compartilhamento.”


Nuno Barreto - autor do blog Simplice
 
Porém, existem também alertas a serem feitos:


A Igreja Emergente (ou Emergindo) nada mais é do que uma conversa honesta sobre os desafios e oportunidades de viver e comunicar a mensagem cristã no mundo cada vez mais pós-moderno. O diferencial da Igreja Emergente é sua abertura para lidar com as perguntas difíceis sobre o ser cristão no mundo pós-moderno. Perguntas estas que vão desde a prática cristã até a prática eclesiástica e missionária. Afinal de contas, o que é ser cristão? O que é ser igreja? O que significa fazer parte da missão de Deus no mundo hoje? De certo modo, a igreja tem sempre pensado essas coisas a partir de suas tradições eclesiásticas que definem, de muitas maneiras, sua cristologia e missiologia. A Igreja Emergente faz uma tentativa de recuar um pouco e repensar essas questões seguindo uma ordem mais ou menos inversa: uma cristologia que nos impulsione à missiologia, que por sua vez leve à eclesiologia. Em outras palavras, primeiro eu preciso entender Jesus, Verbo Encarnado, e me comprometer com Seu Caminho (proposta prática de vida que Ele apresentou) , abraçando Sua Missão no mundo de hoje e seguindo a jornada com outros seguidores na comunhão da Sua Igreja. O grande risco da Igreja Emergente, em minha opinião é ficar apenas no desconstrucionismo por um lado e, na sua crítica ao Cristianismo institucionalizado, fomentar uma jornada de fé individualista. Para não cair nestas tentações, a Igreja Eemergente precisará manter as três “doutrinas” em equilíbrio diante de si.

Sandro Baggio – pastor do Projeto 242

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Porque eu odeio religião - Mark Driscoll

Sinceramente esse é um vídeo que todo cristão, evangélico, crente, ou qualquer coisa que se denomine em relação a igreja de Cristo, deveria assistir e de preferência decorar a mensagem aqui apresentada.


REFORMISSÃO - MARK DRISCOLL

Hoje em dia, o campo missionário começa, exatamente, na nossa porta.

Se a população dos EUA que não freqüenta igreja formasse outro país, este seria a 11ª mais populosa nação do mundo.Tragicamente, a maioria dos nossos métodos de abordagem para alcançar estas pessoas não têm funcionado. Mas, o que poderia funcionar? Nada menos do que uma mudança radical na maneira como compartilhamos o Evangelho, com homens e mulheres, dentro de nossa cultura pós-cristã – o que Mark Driscoll chama de “reformissão”.
“A essência da reformissão está em fazermos uma clara distinção entre o Evangelho, a cultura e a igreja”, afirma Driscoll. Com humor e sinceridade, ele revela o que isto significa em termos práticos e objetivos. As suas pressuposições serão desafiadas e sua zona de conforto dilatada. Porque, para pregar o Evangelho para o mundo todo é preciso que você, verdadeiramente, se dirija ao mundo, para compartilhar a mensagem sem comprometer o conteúdo, e isto requer coragem, humildade, uma base bíblica sólida e um compromisso de amar aquilo que Deus ama - pessoas e não tradições.
Se hoje, você se sente mais convencido do que nunca de que este mundo louco e adoecido pelo pecado necessita de um Salvador, então você tem que ler este livro. A Reformissão lhe mostrará como amar ao Senhor através do imutável Evangelho e como amar seu vizinho numa cultura em constante mudança.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Estou cada vez mais firme da visão que Deus tem compartilhado comigo. É bom estar em sintonia com o Espírito Santo e fazer a vontade dele...é bom descobrir que o amor de Deus é suficiente e te faz capaz de ser usado por Ele para realizar coisas tão grandes quanto Ele. Refaça seus votos de confiança com Deus, para que Ele possa realmente confiar em você e possa expressar o que Ele deseja de você....não dá mais para viver um evangelho medíocre, uma verdadeira "montanha russa" espíritual que parece não ter fim. Precisamos ser consistentes, contínuos, constantes na presença de Deus, precisamos nos alegrar nas coisas que Ele nos faz e se você não consegue enxergar o que Ele faz, peça ao Espírito Santo que te dê visão e você verá coisas sobrenaturais acontecendo ao seu redor.

" Pai, eu quero ser usado por tí, faça do meu querer o seu querer, mostra-me o caminho em que devo andar, hoje, agora e sempre, este é o meu desejo.

domingo, 18 de abril de 2010

Um pouco sobre Dennis Jernigan



Dennis é um ex-homosexual e uma prova viva do poder de cura e libertação do nosso Deus. Para quem não sabe, ele é o autor de muitos dos hinos que são cantados pelo Diante do Trono. Nascido em Sepulpa, Oklahoma, e excelente pianista, Dennis ministrava momentos de louvor na Primeira Igreja Batista onde seu avô pastoreava.
Recomendo a assistir o video acima onde ele canta e é interpretado por Ana Paula Valadão, uma música que fala sobre como é importate ter intimidade com Deus, cultivar momentos de liberdade com o Pai.
Deixo aqui tambem o link para quem quiser ler todo o testemunho verdadeiro sacerdote.
http://www.evangelizacaopessoal.com/dennisjernigan.html

sábado, 17 de abril de 2010

Experiências com Deus.

   Costumo dizer que a vida de um discípulo de Jesus tem que ser baseadas em experiências com Deus. São as experiências que contribuem com um relacionamento mais profundo com Ele e é através do relacionamento que descobrimos a sua vontade.
   Estamos cansados de ouvir pessoas dizendo, Deus falou comigo, Deus mandou eu fazer isso, ou aquilo....Ouvir Deus falando realmente não era privilégio só de Samuel (1 Sm 3.1-14), de Paulo (At 9.4) ou Moisés (Ex Cap.3). Vamos abrir um parêntese maior para Moisés, pois nesse capitulo muito conhecido acontece um verdadeiro diálogo entre Deus e Moisés onde Deus se revela a ele, faz promessas e no capitulo 4 Deus concede poderes a ele. Tudo isso acontece nos dias de hoje, de uma forma diferente, quer dizer, de muitas formas diferentes, tudo de acordo com o relacionamento que cultivamos com Ele.
   Deus tem uma forma muito individual de se relacionar com seus filhos e as experiências são geralmente tão grandes quanto Ele. Sabe quando você ouve uma canção e aquilo é justamente o que estava precisando ouvir, geralmente algo que te faz refletir algum comportamento, que te faz pensar na vida que está levando ou que apenas nos faz chorar ao lembrarmos de tudo de bom que nos tem acontecido? Isso também é experiência, é Deus falando com você, te corrigindo, te lembrando que Ele é contigo assim como falou a Moisés.
   Experimente a Deus, não no sentido de barganhar dizendo "se tu me der isso eu me dedicarei a fazer aquilo por ti". Deus não precise que você pague promessas a Ele. Experimente fazer ao contrário, dê a ele o seu coração não só em palavras e digo isso para nós crentes que já estamos acostumados a dizer que o amamos. Dê a ele a verdadeira adoração, busque-o de verdade e você se sentirá constrangido por receber tantas bençãos em todas as áreas de sua vida.
   Vamos sair do "automático" de simplesmente pronunciar que o amamos e cantar canções que no fundo não somos digno de cantar, vamos começar a viver o Reino de Deus. Experimente a Deus.
Estarei continuando essa mensagem.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Contemplação.



Gostei da proposta do trabalho..."Da igreja para a igreja". Baixe aqui.

domingo, 11 de abril de 2010

Mais chegados que irmãos!!

Como entender as coisas que Deus faz, ou que ele permite acontecer. Como explicar certos comportamentos tão distantes daquilo que adotamos como "ideal". Galera, estamos cansados de saber que tudo o que Deus faz é bom e ainda vamos olhar pra trás e sorrir de tantas brigas, tantos risos, tantas alegrias, tantos momentos de adoração ao Pai, tantos momentos de entrega verdadeira, de confiar uns nos outros, enfim, de viver uns para os outros. Sabemos que não tinhamos líder, mas externando o espírito de liderança que Deus me deu principalmente se tratando de coisas ligadas ao reino, eu não me canso de enxergar o quão longe poderíamos chegar com a nossa força, com a nossa fé, com o espírito amigo que um dia nos envolveu. Mas ser líder é isso, é abraçar a causa, onde quer que Deus te direcione e todos nós temos grande potêncial, pois durante anos vivemos e fomos discipulados e compartilhamos de uma mesma visão. Deus tem me chamado a viver algo diferente, algo mais intenso. Deus tem me feito arder de saudade da intimidade que tínhamos com Ele e Ele tem me despertado e me mostrado que de uma forma ou de outra, essa intimidade não pode morrer. Por isso quero que saibam que o que me importa nesse momento é viver o Reino de Deus na sua essência, compartilhando a graça do Pai com aqueles que o buscam verdadeiramente sem impor barreiras e sem deixar que dogmas religiosos virem verdadeiras traves diante de seus olhos. Não quero mais ir a Igreja, quero ser a igreja assim como nós fomos uma igreja em cada lar que nos reuníamos e repartíamos, o pão, a pizza, as esfirras, nós éramos a igreja de Cristo assim como ela verdadeiramente tem que ser, na comunhão, no auxílio mútuo, e no socorro espiritual.
Guardemos em nossas lembranças cada piada sem graça, cada fato que virou história, que possamos refletir em cada comportamento muitas vezes agressivos e que até hoje não fomos capazes de admitir o nosso erro. Admitir erros nos faz crescer e nós precisamos ser grandes porque o amor e o perdão do Pai é grande.
Amo todos vocês, ma tenho que admitir que nossa caminhada como igreja chegou ao fim e nossa convivência sob o mesmo templo também se findará.
Estarei sempre orando por todos vcs pois conheço muito bem a cada um, conheço muito dos sonhos de cada um e todos nós sabemos o prazer que Deus tem em realizá-los.
Orem por mim, pela minha família, pois o desafio e o compromisso que certas decisões nos trazem se refletem em lutas diarias ou seja, viver verdadeiramente sob a dispensação do Pai.
Esse é o início de uma nova caminhada! Glória ao Pai.