Pular para o conteúdo principal

O que é Igreja Emergente.

Não é nossa intenção estabelecer de forma definitiva um significado para o termo “igreja emergente”, porém, é nossa intenção sim, fornecer as bases para que você mesmo construa sua própria resposta à esta pergunta. Sendo assim, a idéia é que tenhamos uma conversa sobre o que é igreja emergente.

Como base para qualquer raciocínio, trata-se de um movimento cristão onde as pessoas buscam viver sua fé em um contexto social pós-moderno. Esta “conversa” busca dar ênfase ao seu desenvolvimento e sua natureza decentralizada, sua vasta gama de pontos-de-vista, e seu compromisso com o diálogo. A maioria das pessoas envolvidas nesta conversa emergente têm em comum um certo nível de descontentamento com a igreja moderna, e o apoio a uma desconstrução da comunidade cristã moderna.
Pensando assim, a idéia de emergente, diferente do que possa parecer, não diz respeito a “emergência” de urgência que a palavra traz, nem tampouco de algo que necessariamente “brota” de algo ou algum lugar, mas está mais relacionado a uma teoria de evolução emergente, onde alguns aspectos são observáveis em uma visão de alto-nível de um sistema complexo, mas meramente deduzíveis da descrição de seus componentes.
Na década de 70, foi introduzido nos meios acadêmicos o termo “estratégia emergente”. Uma estratégia emergente é, essencialmente, uma “estratégia não planejada”, no sentido de uma linha de ação que só é percebida como estratégica pela organização à medida que ela vai se desenrolando ou até mesmo depois que já aconteceu. Como numa comunidade de formigas, onde ninguém as ensinou o seu papel na comunidade, mas todas sabem exatamente o que fazer e o fazem com vistas no bem da comunidade.
Uma das melhores definições para Igreja Emergente é:

“A igreja emergente é um termo semelhante ao termo reforma. Não há unidade teológica, como não havia entre os diferentes movimentos reformadores protestantes…É verdade que existe um tema principal para o movimento emergente…E esse tema é: A igreja como agente missiológico na terra, livre de instituição e hierarquias, simples, um organismo vivo cuja cabeça é Jesus, e onde a vida cristã é uma vida de comunidade e de compartilhamento.”


Nuno Barreto - autor do blog Simplice
 
Porém, existem também alertas a serem feitos:


A Igreja Emergente (ou Emergindo) nada mais é do que uma conversa honesta sobre os desafios e oportunidades de viver e comunicar a mensagem cristã no mundo cada vez mais pós-moderno. O diferencial da Igreja Emergente é sua abertura para lidar com as perguntas difíceis sobre o ser cristão no mundo pós-moderno. Perguntas estas que vão desde a prática cristã até a prática eclesiástica e missionária. Afinal de contas, o que é ser cristão? O que é ser igreja? O que significa fazer parte da missão de Deus no mundo hoje? De certo modo, a igreja tem sempre pensado essas coisas a partir de suas tradições eclesiásticas que definem, de muitas maneiras, sua cristologia e missiologia. A Igreja Emergente faz uma tentativa de recuar um pouco e repensar essas questões seguindo uma ordem mais ou menos inversa: uma cristologia que nos impulsione à missiologia, que por sua vez leve à eclesiologia. Em outras palavras, primeiro eu preciso entender Jesus, Verbo Encarnado, e me comprometer com Seu Caminho (proposta prática de vida que Ele apresentou) , abraçando Sua Missão no mundo de hoje e seguindo a jornada com outros seguidores na comunhão da Sua Igreja. O grande risco da Igreja Emergente, em minha opinião é ficar apenas no desconstrucionismo por um lado e, na sua crítica ao Cristianismo institucionalizado, fomentar uma jornada de fé individualista. Para não cair nestas tentações, a Igreja Eemergente precisará manter as três “doutrinas” em equilíbrio diante de si.

Sandro Baggio – pastor do Projeto 242

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você tem fé? Em nosso texto base Jesus falava sobre os escândalos e os discípulos lhe pediram que aumentasse a fé deles. Eles reconheceram que tinham uma fé pequena e que podiam tropeçar. A fé é que nos mantém firmes na presença de Deus. A fé tem tamanho? Jesus disse que sim. Ele tinha a arte de diagnosticar a raiz do problema, de ir à sua verdadeira origem. E aqui ele vai à origem (semente / fé). Nós viemos de uma semente. Então o que seria uma fé grande? Jesus disse que uma fé grande é como um  grão de mostarda . Porque será que Jesus comparou a fé a um grão de mostarda? O que determina o tamanho da fé é o que ela é capaz de fazer. A semente produz a árvore. e a fé remove a árvore do lugar. (v.6) O que há de especial na fé e no grão de mostarda? 1.    Vida:   João 12.24     Quando olhamos para uma semente não vemos vida nenhuma, mas sabemos que há vida naquele grão. Sua fé é como uma semente que mesmo quando é jogado no chão e você sente que morreu, ...

Série Mulheres da Bíblia - Joana de Cuza

Joana teve o privilégio de servir ao Senhor e ser curada por Ele. Era uma mulher rica, casada com Cuza, procurador de Herodes, e que gerenciava todos os seus bens. Sendo rica, conheceu ao Senhor Jesus, Rei dos reis e assim pode perceber que todas as pessoas de sua classe social, no fundo, eram pobres diante do tesouro que ela conhecera. Ela testemunhou a morte de João Batista e mesmo preocupada com a perseguição que sofreria por causa de Jesus, não deixou de servi-lo com seus bens.  Ela amava tanto ajudar Jesus que depois da Sua morte, ela planejou cuidar dEle preparando especiarias e ungüentos juntamente com outras mulheres. Pergunte-se a sí mesmo, assim como Joana, como posso servir ao Senhor com meus dons e com meus bens? Como posso ter um coração grato por todos os beneficios que me tem feito? Lucas 8.1-3

Prosperidade 2

Hoje eu tive o desprazer de ler um artigo publicado por um certo líder evangélico que dizia o seguinte:  " O crente tem que ser revoltado, da mesma forma em que Jó era revoltado. As religiões ensinam a sermos pacientes, mas a nossa igreja prega atitudes através da fé e para isso temos que ser revoltados." O que se deveria esperar de uma de um rupo de pastores que gritavam orando que Deus estava em dívida com o povo, simplesmente porque o povo estava  ofertando por uma causa especial e por isso Deus acabara de adquirir uma dívida com aquelas pessoas. Tudo isso é parte da continuação do nosso assunto sobre a prosperidade e entramos no que se tem pregado  por aí. Prosperidade  (do  latim   prosperitate ) refere-se à qualidade ou estado de próspero, que, por sua vez, significa ditoso, feliz, venturoso, bem-sucedido, afortunado ( Novo Dicionário Eletrônico Aurélio , versão 5.0, e  Dicionário Houaiss da língua portuguesa , 2001.). Então isso quer di...